18/04/2018

Baseado no zoneamento agroclimático Rio Grande do Sul abre a semeadura da Canola Safra 2018

Acompanhando o término da colheita da soja no Estado os produtores iniciam a semeadura das primeiras áreas da cultura da Canola. As expectativas para a cultura neste ano são muito boas, segundo as previsões meteorológicas, considerando ano de La Niña, menos chuvas e o frio antecipado para o início do inverno são essenciais para o bom desenvolvimento da cultura.
        Na última quinta-feira dia 11 de abril iniciou-se o zoneamento agroclimático para a cultura da Canola na maioria das regiões produtoras do Rio Grande do Sul. Baseado nisso realizou-se oficialmente a largada da semeadura na cidade de Giruá-RS. O término do zoneamento estende-se até o dia 30 de junho onde se estima o plantio de aproximadamente 40 mil hectares de Canola.
      Na fazenda dos irmãos Plínio Lipski e Élio Lipski serão implantados uma área de 425 hectares e as máquinas estão em pleno vapor para ainda dentro do mês de abril concluir a semeadura. Para Lipski a cultura já faz parte de seu planejamento que há 5 anos vem sendo implantada como alternativa na rotação de culturas, opção rentável e segura para o inverno. Conforme enfatizou o produtor, comparando com as demais culturas de inverno a mesma apresenta bom potencial produtivo e valor comercial que equivale ao preço da saca de soja.

Carlos Eduardo V. Mos
Consultor Técnico Região Noroeste
Celena Alimentos S/A. 

Página Inicial GH|Agência Digital